O que é preparo seminal?

Por Juliana

O sêmen contém substâncias que auxiliam na chegada dos espermatozoides até o óvulo, entretanto, isso não é necessário na reprodução assistida. Além disso, ele muitas vezes conta com alguns espermatozoides mortos ou que não estão tão saudáveis para conseguir realizar a fecundação de forma satisfatória.

Neste texto, explicaremos o que é o preparo seminal e como essa técnica ajuda a resolver esses problemas, permitindo, assim, que as tentantes consigam engravidar com mais facilidade. Vamos lá?

Entenda o que é o preparo seminal

O preparo seminal é uma técnica na qual são utilizados diferentes métodos para capacitar os espermatozoides, dessa forma, apenas os melhores são utilizados no processo de reprodução assistida. 

Além disso, também auxilia na remoção dos líquidos utilizados pelos espermatozoides para chegarem até o óvulo, o que não é necessário na reprodução assistida. Também são removidas prostaglandinas e outros componentes que podem causar reações negativas.

A coleta das amostras de sêmen é feita por masturbação, entretanto, quando os espermatozoides não estão presentes nas amostras, condição conhecida como azoospermia, os espermatozoides podem ser recuperados por punção, diretamente dos testículos ou dos epidídimos. 

As amostras são levadas para o laboratório, local em que é realizada uma análise seminal ou espermograma, para a definição do melhor método que será utilizado no preparo seminal em si. São avaliados uma série de parâmetros para isso e, após o processo, apenas os melhores exemplares são selecionados para a fecundação.

Qual a sua importância para a reprodução assistida?

O preparo seminal é uma das fases mais importantes dos procedimentos de reprodução assistida, já que ele seleciona os melhores espermatozoides para realizarem a fecundação. Essa etapa aumenta consideravelmente as chances de sucesso.

Isso acontece porque os gametas que estiverem mortos ou com muitas alterações na morfologia e motilidade são descartados, assim como as substâncias que não são necessárias para o processo de fecundação.

Dependendo da idade em que a mulher se encontra ou da qualidade seminal, é muito importante que sejam tomadas todas as medidas para que a gravidez se concretize mais rapidamente, já que as chances de sucesso podem ser naturalmente mais baixas nesses casos.

Atualmente, as taxas de sucesso da fertilização in vitro (FIV), por exemplo, principal técnica de reprodução assistida em que o preparo seminal é uma das etapas, são, em média, de 40% por tentativa. O que é bastante alto, principalmente ao comparar com as de concepção por via natural, de aproximadamente 20% por ciclo ovulatório.

Como esse procedimento é feito?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é o preparo seminal e qual a sua importância para a reprodução assistida, veja como essa etapa é realizada.

Atualmente, são utilizadas três técnicas para o preparo: lavagem simples, gradiente descontínuo de densidade e a migração ascendente, também chamada de swim-up. A seguir, conheça cada uma delas.

Lavagem simples

Lavagem simples é a técnica utilizada quando as amostras possuem alta qualidade. Nela, as amostras são centrifugadas em um meio de lavagem separando o sêmen dos espermatozoides e selecionando os que possuem melhor motilidade, ou seja, movimento. 

Gradiente descontínuo de densidade

Essa é a técnica aplicada quando as amostras têm baixos parâmetros de concentração dos espermatozoides, morfologia (forma) e motilidade . A amostra é posicionada no topo de uma mídia de densidade e os espermatozoides devem vencer gradientes de densidade diferentes com a força da centrifugação. Dessa forma, ficam depositados no fundo os que possem maior qualidade e, na camada superior, os menos qualificados. 

Migração ascendente (ou swim-up)

Já a migração ascendente é a técnica utilizada quando os parâmetros são normais. O material coletado é colocado no fundo do tubo de ensaio e um meio de cultura no topo. Com a centrifugação os espermatozoides de melhor qualidade nadam para o meio de cultura e os menos qualificados permanecem depositados no fundo. 

Como o preparo seminal ocorre na reprodução assistida?

O preparo seminal é realizado em duas técnicas de reprodução assistida: inseminação artificial (IA) e fertilização in vitro (FIV). 

São dois tratamentos utilizados por quem quer engravidar, e uma das etapas para que os procedimentos tenham o máximo de eficiência é o preparo seminal. Entenda como ele funciona em cada situação.

Preparo seminal na inseminação artificial (IA)

A coleta do sêmen é feita horas antes do procedimento, por masturbação. Depois de coletado, ele é levado para o laboratório onde é feita a preparação do material utilizando uma das técnicas explicadas no tópico anterior.

Os melhores gametas são, então, introduzidos no interior da cavidade uterina durante o período fértil da mulher com o auxílio de um cateter, para que a fecundação aconteça naturalmente, nas tubas uterinas. 

A IA é indicada para casos menos graves de infertilidade masculina, como pequenas alterações na motilidade e morfologia dos espermatozoides e, para possibilitar a gravidez de casais homoafetivos femininos, situação em que o tratamento é realizado com a utilização de espermatozoides doados, cujo doador pode ser selecionado em bancos de esperma. 

Preparo seminal na FIV

No caso da FIV, o processo é parecido, porém a técnica é indicada quando há alterações mais graves na estrutura dos espermatozoides, se eles não estiverem presentes no sêmen (azoospermia), ou para possibilitar a gravidez de casais homoafetivos masculinos (com ovodoação) e femininos, se houver a intenção de gestação compartilhada. 

Após a seleção dos melhores gametas (óvulos e espermatozoides) a fecundação é realizada em laboratório por FIV com ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide). Nessa técnica, cada espermatozoide é injetado diretamente no óvulo por um micromanipulador de gametas. 

Ao entender melhor como funciona o preparo seminal, qual a sua importância para a eficácia dos tratamentos por FIV e IA e como ele é realizado, você pode ter mais segurança na hora de realizá-los.

Gostou do texto? Leia outro conteúdo no qual explicamos detalhadamente como esse procedimento funciona. Acesse o link agora e confira!

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Precisa de ajuda?