Tratamento para Infertilidade – Inseminação Intrauterina

Inseminação Intrauterina

inseminacao-intrauterina-carlaiaconelli

A Inseminação Intrauterina é um tratamento para infertilidade de baixa complexidade, mas que necessita de um laboratório para processamento seminal.

O acompanhamento inicial é igual ao do coito programado, com ultrassonografias seriadas para avaliação dos folículos em crescimento e desencadeamento da ovulação em momento oportuno. A diferença é que ao invés do casal ter relação nos dias indicados pelo médico o casal vai à clinica e o sêmen é depositado no interior do útero.

Para isso o marido deve chegar aproximadamente 3 horas antes do procedimento e colher uma amostra de sêmen que será processada para aumento da concentração de espermatozoides móveis em um pequeno volume de 0,3 a 0,5 ml.

Como no coito programado, a inseminação para ser indicada precisa ter critérios mínimos, como espermograma com alterações leves e corrigidas pelo processamento seminal, a ovulação deve ser constatada por ultrassonografia (em ciclo natural ou estimulado por medicamentos), controle ultrassonográficos devem demonstrar 3 folículos maiores ou menos, ausência de alterações na cavidade uterina, trompas comprovadamente prévias e saudáveis (ao menos 1 delas).

Assim como no coito programado não há como controlar o número de embriões se houver mais de 1 folículo maior, sendo aumentada a chance de gêmeos e até de trigêmeos. Nos casos em que houver mais que 3 folículos maiores o ciclo deve ser cancelado ou convertido para fertilização in vitro.

A inseminação pode ser feita com sêmen do marido ou em casos especiais, com sêmen de doador anônimo com consentimento do casal.

Se o casal não obtiver gestação após 3 ou 4 tentativas com inseminação, está indicada a fertilização in vitro (FIV).

Em mulheres com mais de 37 anos não se deve fazer muitas tentativas de inseminação, pois sabemos que os resultados serão piores.

A chance de gravidez por tentativa é ao redor de 16%, sendo que 92% das gestações são obtidas nos 4 primeiros ciclos de inseminação artificial.

No próximo post conheceremos os tratamentos de alta complexidade, os famosos “bebês de proveta”, técnicas que já ajudaram a realizar milhares de sonhos e a completar muitas famílias que antes do seu advento não poderiam existir, acompanhem.

Leia Mais

#fivsemneura faz parte de uma grande campanha com muitas etapas, vídeos, rodas de bate-papo, entrevistas, matérias. Nestes mês, tivemos a oportunidade de conversar online com especialistas de grande peso sobre saúde mental, alimentação, acupuntura e meditação. Todos os aspectos importantes para qualidade de vida de quem deseja engravidar! Um material muito rico
Vamos aproveitar a quarentena para falar sobre infertilidade feminina?👇Existem muitos sinais que podem indicar que existe algo de errado com a fertilidade da mulher, você sabe quais são eles? 🤔O medo de não alcançar a tão sonhada gravidez assombra a mente de muitas tentantes, o que pode acabar atrapalhando o
Falando sobre saúde feminina, a partir dos 30 anos de idade, sentimos uma diminuição significativa na produção de colágeno e elastina da pele, que fica mais acentuada no período da menopausa e com a queda hormonal. Após o parto e com o tempo também, os tecidos do assoalho pélvico perdem