Blastocisto é o nome que se dá a embriões no quinto dia após a fertilização dos óvulos, este embrião tem mais de 100 células e tem maior capacidade de implantação que os embriões no terceiro dia de desenvolvimento, com apenas 8 células.
Durante o desenvolvimento embrionário há uma seleção natural importante, aproximadamente metade dos embriões que estão se desenvolvendo e chegam ao terceiro dia não alcançam o estágio de blastocisto.
A vantagem de manter os embriões em cultivo até este estágio são as evidências de melhora nas taxas de implantação e das taxas de gravidez; além de blastocistos serem considerados embriões bons, o quinto dia após a fertilização é mais próximo da janela de implantação fisiológica.
Outra melhoria importante para que pudéssemos transferir blastocistos rotineiramente foi o domínio da técnica de vitrificação, possibilitando o congelamento e descongelamento com as perdas mínimas.
O conteúdo deste site é meramente informativo e não substitui em hipótese alguma a consulta médica presencial.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682