Teste da linguinha em recém-nascidos

O teste da linguinha em recém-nascidos, que é obrigatório desde o final de 2014 em todas as maternidades da rede pública e rede privada do país, avalia o frênulo lingual, que pode ter impacto na fala e amamentação do bebê. O teste pode evitar a língua presa e, que as crianças larguem o peito cedo.

25.06_Teste-Linguinha_Adoleta-Bebe
Foto: Reprodução

A língua presa limita os movimentos da língua durante a sucção, deglutição e mastigação que pode levar ao desmame precoce. O problema também aumenta o risco de machucar o mamilo da mãe, causando dor no mamilo durante a amamentação. Na introdução da papinha, os bebês com língua presa também podem apresentar dificuldade para engolir e até sofrer engasgos.

O teste da linguinha é simples. São analisadas duas alterações que caracterizam a língua presa, são elas o freio em posição incorreta e existência de ligeira fenda na ponta da língua ao ser elevada. Caso o bebê seja diagnosticado anatomicamente com o frênulo lingual curto precisará da frenectomia. No procedimento, a secção (corte) do frênulo é realizada.

Os pais também têm o direito de receber um documento que comprove que o teste foi realizado. Em casos de dúvidas, fale com seu médico!

Leia Mais

Quando o tratamento de Ovodoação é indicado e como funciona? No mês da conscientização da infertilidade, a doutora FIV explica o procedimento de reprodução humana Procedimentos da medicina reprodutiva. Nesse texto, abordaremos um tratamento que já é realizado há mais de 25 anos e que, segundo a Dra. Carla Iaconelli,
Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar!!! Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias
Se você está interessada em investir nos seus sonhos através da FIV, é importante se preparar e realizar alguns exames. Antes de iniciar o tratamento, o casal deve ser avaliado de forma correta. . Realizamos uma pesquisa sobre antecedentes pessoais e familiares para conhecer o histórico de saúde do casal.