Com o avanço das técnicas de reprodução humana, atualmente é possível ter filhos após o falecimento da mãe ou do pai. A técnica é chamada de reprodução humana póstuma ou post mortem. Para isso, os genitores precisam ter congelados em laboratório o material genético, o pai sêmen e a mãe o óvulo, a fim de serem utilizados futuramente. Existe também a possibilidade onde os pais já fertilizaram em laboratório um embrião, o qual também permanece nos bancos de crioconservação, pensando na possibilidade de um tratamento de doença como o de câncer, por exemplo, causar infertilidade.
A reprodução humana post morte é possível desde que a pessoa falecida, tenha autorizado a utilização do material ainda em vida. No caso da morte do pai, a companheira utilizará o sêmen, e da morte da mãe, o pai terá que contar com uma barriga solidária.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682