Essa contagem é um dos métodos mais utilizados e seguros para avaliar o potencial reprodutivo da mulher, sabia? Segundo Dra. Carla Iaconelli, especialista em reprodução humana, os folículos ovarianos são pequenas vesículas presentes nos ovários que armazenam os óvulos. Os folículos antrais são estruturas presentes em ambos os ovários.
Eles têm a capacidade de se desenvolver e liberar os gametas femininos durante a ovulação em cada ciclo menstrual. “Infelizmente, a quantidade de folículos ovarianos diminui naturalmente ao longo da vida de uma mulher, até a chegada da menopausa”, explica dra. Carla. São os folículos que crescem através da ação dos hormônios FSH e LH.
O tamanho dos folículos antrais é de dois a 10 mm, mas pode crescer até 20mm quando estão para ovular. O exame utilizado para a contagem é a ultrassonografia transvaginal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 278 mil casais não conseguem ter filhos no Brasil, o que representa 15% do total da população brasileira.
Dados recentes da OMS revelam que aproximadamente 17,5% da população adulta – 1 em cada 6 em todo o mundo – é infértil “Existem várias alternativas para casais que enfrentam a infertilidade, desde tratamento de baixa complexidade como a relação em data programada e inseminação intrauterina (IIU – o sêmen é processado para melhorar a performance e colocado diretamente no útero da mulher), até de alta tecnologia e sofisticação como a Fertilização in Vitro (FIV) , que é um dos tratamentos mais conhecidos e eficazes, envolvendo a coleta de óvulos e espermatozoides.
Outras opções incluem a doação de óvulos, embriões e realização de diagnóstico genético antes de transferir o embrião para o interior do útero”, finaliza especialista em reprodução humana.
AF Conexão- Imprensa, Marketing e Parcerias Jornalista responsável: Andrea Feliconio – 11 -94060-2582 andreafeliconio@gmail.com