Na última quarta-feira (13/04) um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) principal instituição de pesquisa de saúde do governo americano, publicado pelo “New England Journal of Medicine”, confirmou que o vírus da zika causa microcefalia e outras doenças neurológicas graves em bebês através da infecção em mulheres grávidas. Esse é o primeiro estudo em uma publicação de grande relevância que afirma categoricamente essa relação.
O Ministério da Saúde declarou que o estudo reforça a relação já reconhecida pelo governo brasileiro desde novembro do ano passado.
Até o momento essa relação com o mosquito Aedes aegypti era a causa provável para o aumento dos casos de microcefalia, mas não havia sido declarada como definitiva.Essa conclusão não é baseada em uma única evidência, mas em um conjunto, que determina a zika como causa da microcefalia.
A pesquisa foi submetida a uma metodologia chamada de “Critérios de Shepard” que possui sete itens dos quais ao menos três deveriam ser atendidos.
No topo das evidências, os estudos realizados aqui no Brasil demonstraram elevados índices de microcefalia entre as mulheres grávidas infectadas com o vírus a partir do líquido amniótico dos bebés com a anomalia.
Apesar disso, muitas questões ainda estão sem respostas. E é preciso lembrar que nem toda mulher que contrai zika na gestação terá um bebê com microcefalia.
A recomendação também é para que mulheres grávidas usem preservativos em relações sexuais com parceiros que tenham sido infectados pelo vírus da zika.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682