Pais com HIV buscam bebês saudáveis com auxilio da Fertilização in Vitro!

Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a taxa de infectados com essas patologias cresceu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 a 19 anos, com variação de 187,5%; de 20 a 24 anos, com alta de 108%, e entre 25 a 29 anos, com aumento de 21%.  Há cerca de 780 mil pessoas portadoras do vírus HIV no Brasil, 245 mil são mulheres em idade reprodutiva.

Foi aprovada esse ano a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis- a data  intitulada de Dezembro Vermelho(01/12). Seguindo com esse foco de cuidados e alertas, Dra. Carla Iaconelli, especialista em reprodução humana, aborda o aumento de casais sorodiscordantes e com HIV no País, que buscam tratamentos para realizem o sonho de terem bebês saudáveis.

“A reprodução desses casais é uma realidade e não deve ser considerado um tabu”, ressalta dra. Carla. 

 Segundo a especialista, a prevenção é o melhor caminho, sem dúvida. Mas uma vez diagnosticada a doença, cada vez mais esse público busca qualidade de vida e tratamentos adequados, entre eles, o da Fertilização In Vitro ou Inseminação Artificial. Há técnicas diferentes: se o homem tem o vírus ou a mulher ou os dois. É feito a lavagem seminal (centrifugação e ultra-filtragem) para isolando os espermatozoides e plasma seminal contaminados, dependendo do caso. Antes do procedimento, é importante uma análise completa com exames e avaliações para checar a saúde dos pacientes e como estão suas funções reprodutivas.

 “Se a mulher tem SIDA e carga viral indetectável, ela pode engravidar, realizando a terapia antirretroviral, sendo que o risco de transmissão vertical é baixíssimo ( em torno de 1%)”, diz a doutora.

Dra. Carla explica ainda que os homens com SIDA podem ter filhos com segurança também, se utilizadas técnicas de reprodução humana, pois os riscos de transmissão são quase nulos.

 

 

 

Leia Mais

A SOP é uma alteração hormonal que afeta 5-10% das mulheres.
🤔Você sabia que se você congelar os óvulos antes dos 35 anos a taxa de recuperação dos óvulos é de 92% e se você fizer isso após os 35 anos a taxa cai para 85%? 😉Use essa informação a seu favor! 💕Visite também minhas redes sociais! https://www.facebook.com/Dra.Carla.Iaconelli/ https://www.instagram.com/dra.carlaiaconelli/ https://www.youtube.com/channel/UCFY9nUYtEvG–XIkaIkeIBQ
A fertilização in vitro (FIV) é o processo no qual a fertilização do óvulo com espermatozoide é feita em laboratório. O procedimento consiste em algumas etapas, que duram aproximadamente 15 dias. Confiram! Indução da ovulação A primeira etapa é a indução da ovulação, quando os ovários são estimulados por medicações habitualmente