Ovário Policístico e a FIV

Você sabe o que é a Síndrome do Ovário Policístico? Conhecida com SOP, essa patologia é um distúrbio endócrino que causa uma alteração nos níveis hormonais, o que leva a geração de cistos nos ovários que podem ou não aumentar de tamanho.

Essa doença tem a característica de tornar irregular o ciclo menstrual da mulher, aumenta a produção do hormônio masculino, a testosterona, e também causam a presença de micro cistos nos ovários. Sua causa ainda não é totalmente conhecida, uma das hipóteses é que tenha origem genética.
As mulheres que possuem o desejo de engravidar, é muito importante regularizar o ciclo menstrual e isso por ser realizado através de medicamentos conhecidos como indutores da ovulação. Esse medicamento faz com que os folículos da paciente que possui a síndrome do ovário policístico cresçam e se rompam para que o óvulo seja liberado e fecundado naturalmente.
.
No caso da paciente que deseja passar pela FIV, é preciso manter o acompanhamento com um profissional especialista, pois elas apresentam o risco aumentado de desenvolver a Síndrome de Hiperestímulo Ovariano, que é quando os ovários respondem excessivamente à medicação e produzem muitos folículos – o que gera o crescimento aumentado dos ovários.

Dra.Carla Iaconelli.
Especialista em Reprodução Humana, Ginecologista e Obstetra.
CRM-SP 124292 | RQE 51682.

Leia Mais

Com estas técnicas de biópsia é possível realizar a triagem para uma variedade de desordens genéticas.
Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar!!! Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias
Uma falha na pílula anticoncepcional Anulette CD, distribuída gratuitamente nos postos de saúde do Chile, deixou pelo menos 170 mulheres grávidas no país. É o que diz a organização Miles Chile, que atua na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. Mais dois medicamentos são observados: Minigest e Conti-Marvelon, sendo este último fabricado no Brasil pelo laboratório