Você sabe o que é a Síndrome do Ovário Policístico? Conhecida com SOP, essa patologia é um distúrbio endócrino que causa uma alteração nos níveis hormonais, o que leva a geração de cistos nos ovários que podem ou não aumentar de tamanho.
Essa doença tem a característica de tornar irregular o ciclo menstrual da mulher, aumenta a produção do hormônio masculino, a testosterona, e também causam a presença de micro cistos nos ovários. Sua causa ainda não é totalmente conhecida, uma das hipóteses é que tenha origem genética.
As mulheres que possuem o desejo de engravidar, é muito importante regularizar o ciclo menstrual e isso por ser realizado através de medicamentos conhecidos como indutores da ovulação. Esse medicamento faz com que os folículos da paciente que possui a síndrome do ovário policístico cresçam e se rompam para que o óvulo seja liberado e fecundado naturalmente.
.
No caso da paciente que deseja passar pela FIV, é preciso manter o acompanhamento com um profissional especialista, pois elas apresentam o risco aumentado de desenvolver a Síndrome de Hiperestímulo Ovariano, que é quando os ovários respondem excessivamente à medicação e produzem muitos folículos – o que gera o crescimento aumentado dos ovários.
Dra.Carla Iaconelli.
Especialista em Reprodução Humana, Ginecologista e Obstetra.
CRM-SP 124292 | RQE 51682.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682