Mitos sobre estímulo ovariano e gestação múltipla

duvidas-tratamento-fertilidade-doutora-carla-iaconelli

Tratamentos de infertilidade sempre resultam em gêmeos ou trigêmeos?

Antigamente a taxa de gestação gemelar era realmente muito alta quando as pacientes eram submetidas a tratamentos de reprodução humana assistida. Hoje isso mudou muito, as gestações múltiplas são consideradas uma complicação do tratamento, há um esforço mundial para reduzir a quantidade de gestações múltiplas resultantes de tratamentos.
Nas fertilizações in vitro a solução seria transferir um embrião por vez e congelar os restantes e nas inseminações intra-uterinas o melhor seria cancelar os ciclos com 4 ou mais folículos maiores.

Estímulo ovariano para fertilização in vitro gasta os óvulos mais rápido?

As mulheres já nascem com todos os folículos que irão ovular, a cada ovulação centenas de folículos são recrutados para que apenas um deles cresça e chegue a romper de fato liberando o óvulo. O estímulo ovariano controlado apenas recupera os folículos que seriam desperdiçados naquele ciclo. Mulheres que se submetem a tratamentos de reprodução humana não desperdiçam seus folículos nem terão menopausa mais cedo.

Doutora Carla Iaconelli

Especialista em Reprodução Humana, Ginecologista e Obstetra

Leia Mais

O tempo é mesmo cruel com nós mulheres. A frase: “Tudo a seu tempo.” nos faz refletir, quando temos planos de engravidar e não sabemos o momento ao certo. Cada dia mais as mulheres procuram a estabilidade profissional. financeira e emocional, para só depois realizar o sonho da maternidade. Porém
A cantora Paula Fernandes nunca teve afinidade com maternidade. Recentemente, m uma entrevista à revista Quem  revelou que não pensa em ter um filho tão cedo. Hoje, em um relacionamento, Paula não descarta a possibilidade e anuncia congelamento de óvulos. Paula Fernandes namora o empresário Ronny Cecconello há mais de um ano.
  A “pressão social, o efeito do tempo e uma incerteza que teima em não se converter em convicção” fizeram com que a atriz Fernanda Nobre, aos 34 anos, enviasse seus óvulos para o congelador pelo preço de R$ 30 mil reais. “Me lembro do dia em que saí da clínica,