Maternidade após o câncer de mama!

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Toda paciente que vai fazer um tratamento de câncer e ainda está em idade reprodutiva deve ser alertada da possibilidade de perder a fertilidade e saber as opções disponíveis para preservá-la. Como preservar a fertilidade da mulher? Com congelamento de óvulos, congelamento dos embriões, por exemplo.  Cuide-se sempre.

Leia Mais

Quando procurar o médico para saber sobre infertilidade? Como diagnosticar esse problema? Existe prevenção dessa doença? De quem é a culpa, da mulher ou do homem? Quais os exames direcionados para quem tem problema de engravidar? Essas e outras dúvidas rotineiras são respondidas com uma linguagem bem didática pela ginecologista
A possibilidade de obter uma gestação de forma natural para a maioria dos casais é de aproximadamente 90% no período de até 12 meses de vida sexual ativa e sem o uso de contraceptivos. Um casal em idade fértil, possui chance de 18 a 20% ao mês em período fértil.
Endometriose é a doença diagnosticada quando o endométrio, que é tecido que reveste o útero por dentro é encontrado fora da cavidade uterina.