A infertilidade feminina pode ser causada por uma série de problemas, mas as principais anomalias responsáveis pela infertilidade da mulher são a endometriose, os ovários policísticos, as causas tubárias e os problemas na ovulação.
Saiba mais sobre cada uma delas e como afetam a fertilidade feminina!
A endometriose é uma doença ginecológica comum que pode afetar mulheres em idade fértil, onde o útero é coberto internamente por um tecido chamado endométrio que cresce a cada mês e é eliminado durante a menstruação. O que caracteriza a endometriose é a formação de cistos e nódulos deste tecido, fora do local correto.
A síndrome pode ser classificada como superficial, ovariana ou profunda e pode causar infertilidade pela distorção anatômica, ou pela dificuldade de ovulação e da implantação embrionária causadas pelas lesões endometrióticas.
O tratamento pode ser realizado de duas formas, através de cirurgia ou medicamentos.
No caso da mulher que quer engravidar, a reprodução assistida pode ser uma boa alternativa, pois a presença da endometriose não afeta as taxas de gravidez quando escolhido esse método.
A Síndrome do Ovário Policístico é conhecida pela sigla SOP, caracterizada por pequenas bolsas com água que surgem nos ovários, assim como a menstruação irregular e a alta produção de testosterona. A síndrome afeta a produção de hormônios e a fertilidade da mulher.
Não existe cura para a Síndrome do Ovário Policístico, e ela não anula a possibilidade da mulher engravidar. A anomalia pode ser tratada com medicamentos, o que na maioria das vezes dá resultado. Caso isso não aconteça, existe a possibilidade de estimular os ovários, assim como se faz normalmente na fertilização assistida.
A obstrução tubária impede a captação e o transporte do óvulo, de forma que não há possibilidade de sua fertilização pelo espermatozoide.
A anormalidade tubária é uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina, causada por danos da Doença Inflamatória Pélvica (DIP).
É possível tratar a obstrução tubária através de cirurgia, mas recorrer para a fertilização assistida é uma opção. O importante é que o diagnóstico seja rápido para iniciar um tratamento.
A ovulação irregular ou a ausência de ovulação podem ser causas da infertilidade feminina.
Os principais sintomas do problema são o ciclo menstrual irregular, falta de menstruação, além de ciclos muito longos ou curtos.
Nesse caso, a indução de ovulação é o caminho. O importante é estar atenta a sua regularidade menstrual, caso note irregularidade procure um médico ginecologista que irá indicar o melhor tratamento.
Mantenha as suas consultas ao ginecologista em dia para identificar possíveis problemas!
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682