Infertilidade feminina e suas principais causas

Principais causas de infertilidade

A infertilidade feminina pode ser causada por uma série de problemas, mas as principais anomalias responsáveis pela infertilidade da mulher são a endometriose, os ovários policísticos, as causas tubárias e os problemas na ovulação.
Saiba mais sobre cada uma delas e como afetam a fertilidade feminina!

Infertilidade feminina

Endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica comum que pode afetar mulheres em idade fértil, onde o útero é coberto internamente por um tecido chamado endométrio que cresce a cada mês e é eliminado durante a menstruação. O que caracteriza a endometriose é a formação de cistos e nódulos deste tecido, fora do local correto.
A síndrome pode ser classificada como superficial, ovariana ou profunda e pode causar infertilidade pela distorção anatômica, ou pela dificuldade de ovulação e da implantação embrionária causadas pelas lesões endometrióticas.
O tratamento pode ser realizado de duas formas, através de cirurgia ou medicamentos.
No caso da mulher que quer engravidar, a reprodução assistida pode ser uma boa alternativa, pois a presença da endometriose não afeta as taxas de gravidez quando escolhido esse método.

 

Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico é conhecida pela sigla SOP, caracterizada por pequenas bolsas com água que surgem nos ovários, assim como a menstruação irregular e a alta produção de testosterona. A síndrome afeta a produção de hormônios e a fertilidade da mulher.
Não existe cura para a Síndrome do Ovário Policístico, e ela não anula a possibilidade da mulher engravidar. A anomalia pode ser tratada com medicamentos, o que na maioria das vezes dá resultado. Caso isso não aconteça, existe a possibilidade de estimular os ovários, assim como se faz normalmente na fertilização assistida.

 

Causas tubárias

A obstrução tubária impede a captação e o transporte do óvulo, de forma que não há possibilidade de sua fertilização pelo espermatozoide.
A anormalidade tubária é uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina, causada por danos da Doença Inflamatória Pélvica (DIP).
É possível tratar a obstrução tubária através de cirurgia, mas recorrer para a fertilização assistida é uma opção. O importante é que o diagnóstico seja rápido para iniciar um tratamento.

 

Problemas na ovulação

A ovulação irregular ou a ausência de ovulação podem ser causas da infertilidade feminina.
Os principais sintomas do problema são o ciclo menstrual irregular, falta de menstruação, além de ciclos muito longos ou curtos.
Nesse caso, a indução de ovulação é o caminho. O importante é estar atenta a sua regularidade menstrual, caso note irregularidade procure um médico ginecologista que irá indicar o melhor tratamento.

Mantenha as suas consultas ao ginecologista em dia para identificar possíveis problemas!

Leia Mais

Outubro é o mês mais rosa! O movimento outubro rosa começou nos Estados Unidos nos anos 90 com ações isoladas de alguns estados, quando neste mês era realizada a campanha para realização anual de mamografias e conscientização da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o tumor maligno que
Pessoal, confiram uma matéria da Folha de S. Paulo em que fui consultada para falar sobre a redução da Libido no frio: Folha de S. Paulo
O contato das grávidas com os gatos é arriscado? Tire todas as suas dúvidas sobre a toxoplasmose, popularmente conhecida como “doença do gato”. Se você ouve falar em toxoplasmose e logo associa a doença ao gato, não se culpe! Essa fama tem uma explicação lógica: ela é causada por um protozoário que usa