O AMH é produzido pelas células da granulosa de folículos ovarianos em crescimento, ou seja, ele aponta a quantidade de folículos ovarianos remanescentes, e pode predizer a reserva ovariana e a resposta ao estímulo ovariano.
O AMH é atualmente muito estudado, pois é necessário que encontremos um marcador fidedigno de reserva ovariana, para que as pacientes possam se programar em relação ao planejamento de vida e tipo de resposta ao estímulo ovariano em ciclos de FIV.
Se o marcador der a informação de que a reserva ovariana está se exaurindo, podemos orientá-la a iniciar o quanto antes as tentativas para engravidar ou até mesmo congelar embriões ou óvulos se o planejamento for ter filhos mais tarde.
O AMH é detectado em folículos pré-antrais e antrais, que são os folículos que estão “disponíveis” para crescerem naquele ciclo, portanto estão fortemente associados à resposta ovariana em um ciclo de FIV.
O AMH, juntamente com a contagem de folículos antrais através de ultrassonografia, são o melhores marcadores de reserva ovariana.
O AMH é dosado em uma amostra de sangue e pode ser colhido em qualquer fase do ciclo, pois possui pequena variabilidade nas suas concentrações ao longo do ciclo menstrual, o que confere confiabilidade de resultado e facilidade de coleta às pacientes.
De forma geral, um AMH menor que 1ng/ml indica baixa reserva ovariana e consequentemente baixa resposta à estimulação ovariana.
O conteúdo deste site é meramente informativo e não substitui em hipótese alguma a consulta médica presencial.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682