Gravidez x Vacina Covid-19

Vamos falar um pouco sobre a vacinação do COVID-19? Ela é para uso emergencial, isto é, para pessoas acima de 18 anos, com prioridade para pacientes do grupo de risco (profissionais da saúde e idosos, primeiramente nesta etapa ). A aprovação veio da ANVISA – Agencia Nacional de Saúde, que liberou no Brasil a vacina chamada Coronavac. Infelizmente, há muito Fake News de todos os lados.

Mas como ficam as gestantes e tentantes? Posso amamentar e tomar a vacina?

Antes de te passar algumas informações importantes, vale destacar que as gestantes sempre estiveram no grupo especial em relação ao coronavírus, assim como os idosos e pessoas com problemas de saúde como hipertensão e diabetes.

– As mulheres gravidas e ou lactantes não estão nos grupos de vacinação, pois ainda temos poucos estudos comprovados de reações para esse universo e para total segurança desse público especial.

– A decisão de tomar a vacina ou não em casos especiais deve ser analisada junto ao médico que está acompanhando o pré-Natal.

– O teste de gravidez não deve ser um pré requisito para a administração das vacinas nas mulheres com potencial para engravidar e que se encontram em condições de risco.

– As gestantes e lactantes do grupo de risco que não concordarem em serem vacinadas, devem ser apoiadas em sua decisão e instruídas a manterem medidas de proteção como higiene das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.

– Para as mulheres que foram vacinadas inadvertidamente e estavam gestantes no momento da administração da vacina, o profissional deverá tranquilizar a gestante sobre a baixa probabilidade de risco e encaminhar para o acompanhamento pré-natal

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui neste post que te respondo. Fontes Febrasgo- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *