Falando sobre saúde feminina, a partir dos 30 anos de idade, sentimos uma diminuição significativa na produção de colágeno e elastina da pele, que fica mais acentuada no período da menopausa e com a queda hormonal.
Após o parto e com o tempo também, os tecidos do assoalho pélvico perdem suas fibras (compostas também por colágeno). Maus hábitos de vida como tabagismo, ganho de peso e sedentarismo também contribuem para essa flacidez geral do corpo e também na região vaginal.
A Flacidez Vulvovaginal, que é o termo certo, é causada principalmente pelo relaxamento dos músculos da região.
Mas calma! Com os avanços da tecnologia e da medicina, existem muitos tratamentos eficazes para melhorar esse desconforto que não é só estético, mas fisiológico como perda urinária involuntária, falta de prazer sexual e baixa autoestima. Entre eles, laser íntimo (laser de CO2); radiofrequência, ultrassom microfocado e estimuladores de colágeno.
Agenda sua avaliação para saber sobre os possíveis tratamentos específicos para você .
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682