FAQ

FAQ Perguntas e Respostas: Medicina Reprodutiva

É o mesmo que congelamento de óvulos, vitrificação é o nome da técnica utilizada para preservar os óvulos durante o período que eles permanecerem congelados.

As indicações principais para congelamento de óvulos é no diagnostico de câncer em mulheres de idade reprodutiva que irão passar por tratamentos como quimioterapia e/ou radioterapia na região pélvica que são potencialmente prejudiciais á capacidade reprodutiva e que queiram preservar a fertilidade. Nestes casos, a retirada dos óvulos para o congelamento deve ser realizada antes do início do tratamento, sempre com o acompanhamento do oncologista. Também podem congelar óvulos pacientes que serão submetidas a cirurgias em que será retirada parte do tecido ovariano, como por exemplo, cirurgias de endometriose, retirada de um ou dos dois ovários, retirada de tumores benignos e cistos também podem congelar seus óvulos, pois tais cirurgias podem afetar a reserva ovariana substancialmente. Pacientes com histórico de menopausa precoce na família e que desejam engravidar devem procurar um especialista em reprodução humana para avaliação da reserva ovariana fazer um planejamento familiar. Sabemos que a fertilidade das mulheres começa a diminuir partir dos 32 anos, muitas adiam a gravidez por causa da profissão, da busca por um parceiro ou por outras questões pessoais, porém ainda assim, pretendem ter filhos no futuro, mas não sabem quando será o melhor momento, estas mulheres talvez se beneficiem desta técnica.

A paciente deve passar em consulta com um especialista em reprodução humana assistida, que será o mesmo que irá acompanhar todo o tratamento até a coleta dos óvulos. O tratamento dura ao todo de 12 a 14 dias, com uso de injeções subcutâneas de hormônio específicos para estimular os ovários a produzirem mais folículos e consequentemente mais óvulos. A paciente deve comparecer na clínica para controles por ultrassonografia 4 ou 5 vezes para acompanhar o estímulo ovariano, em visitas que podem durar de 30 a 45 minutos. Ao final do estímulo (aproximadamente no 10 ° dia de medicação) será agendada a coleta dos óvulos para ser realizada 2 dias após, com anestesia e dura aproximadamente 30 minutos.Neste dia a paciente deve ir de jejum e a permanência na clínica é de aproximadamente 2 horas.