A fertilização in vitro (FIV) é o processo no qual a fertilização do óvulo com espermatozoide é feita em laboratório. O procedimento consiste em algumas etapas, que duram aproximadamente 15 dias. Confiram!
Indução da ovulação
A primeira etapa é a indução da ovulação, quando os ovários são estimulados por medicações habitualmente administradas por via subcutânea. Durante a indução é realizado o acompanhamento ultrassonográfico do crescimento dos folículos. Quando os óvulos amadurecem é hora de programar a coleta de óvulos, que é a próxima etapa do processo.
Coleta de óvulos
Após a indução da ovulação é hora da coleta de óvulos, que consiste na aspiração dos folículos para a captação dos óvulos. Nessa etapa a paciente é sedada – por via vaginal, uma agulha é guiada por ultrassom e introduzida no interior dos ovários para que os óvulos sejam captados.
O procedimento é simples e a paciente pode voltar para casa no mesmo dia.
Transferência Embrionária
Na transferência embrionária, após cerca de dois a cinco dias de desenvolvimento embrionário in vitro, os embriões são transferidos para o interior do útero da futura mamãe. A etapa não requer anestesia e finaliza o processo.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682