A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, crônica e sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum.
O número de casos da doença no Brasil aumentou drasticamente nos últimos 5 anos e vivemos hoje, uma epidemia de sífilis devido à diminuição das campanhas para o uso de preservativos, menor impacto das campanhas existentes, demora no diagnóstico da doença e o desabastecimento da penicilina benzatina – principal antibiótico para o tratamento.
Os principais sintomas da sífilis são feridas (cancro duro) nos órgãos genitais e/ou boca e manchas vermelhas pelo corpo, como mãos e pés.
A doença pode levar a problemas de fertilidade, atingir o cérebro (causar demência), problemas cardiovasculares e até levar à morte, se não tratada.
No país, segundo o Ministério da Saúde, a taxa de transmissão da sífilis adquirida para cada 100 mil habitantes passou de 0,8 em 2010 para 42,7 em 2015. Os casos em gestantes são a maior preocupação devido à transmissão para os fetos (sífilis congênita) e pode causar na criança malformações no sistema nervoso, levar a perda de visão ou a audição e até a morte. Em gestantes os casos passaram de 3,7 em 2010 para 11,2 em 2015 e o número de mortes de bebês devido às sífilis congênita em 2010 foi de 146 para 363 em 2015.
O número de casos da doença vem crescendo também em outros países, nos EUA, por exemplo, aumentou 19%.
O teste para sífilis é fácil e rápido, por isso, não deixe de realizar, – principalmente se você deseja engravidar – e mantenha as consultas regulares ao ginecologista em dia!
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682