Epidemia de Sífilis no Brasil

A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, crônica e sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum.

protetor

O número de casos da doença no Brasil aumentou drasticamente nos últimos 5 anos e vivemos hoje, uma epidemia de sífilis devido à diminuição das campanhas para o uso de preservativos, menor impacto das campanhas existentes, demora no diagnóstico da doença e o desabastecimento da penicilina benzatina – principal antibiótico para o tratamento.

Os principais sintomas da sífilis são feridas (cancro duro) nos órgãos genitais e/ou boca e manchas vermelhas pelo corpo, como mãos e pés.

A doença pode levar a problemas de fertilidade, atingir o cérebro (causar demência), problemas cardiovasculares e até levar à morte, se não tratada.

No país, segundo o Ministério da Saúde, a taxa de transmissão da sífilis adquirida para cada 100 mil habitantes passou de 0,8 em 2010 para 42,7 em 2015. Os casos em gestantes são a maior preocupação devido à transmissão para os fetos (sífilis congênita) e pode causar na criança malformações no sistema nervoso, levar a perda de visão ou a audição e até a morte. Em gestantes os casos passaram de 3,7 em 2010 para 11,2 em 2015 e o número de mortes de bebês devido às sífilis congênita em 2010 foi de 146 para 363 em 2015.

O número de casos da doença vem crescendo também em outros países, nos EUA, por exemplo, aumentou 19%.

O teste para sífilis é fácil e rápido, por isso, não deixe de realizar, – principalmente se você deseja engravidar – e mantenha as consultas regulares ao ginecologista em dia!

Leia Mais

A infertilidade não é algo exclusivo às mulheres, os homens representam cerca de 40% das causas de infertilidade dos casais, assim como as mulheres. O restante dos casos apresentam problemas relacionados a ambos, ou a infertilidade é diagnosticada como sem causa aparente (ISCA). Confira algumas das principais causas da infertilidade
  Apesar do desejo e empenho dos pais, muitas vezes o tão sonhado bebê parece não querer chegar nunca. A infertilidade está presente em aproximadamente 14% dos casais do mundo, e supõe-se que um a cada sete casais em idade reprodutiva apresentará dificuldade para engravidar. Mas não se desepere! Um
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) atinge de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, o que pode reduzir drasticamente suas taxas de fertilidade. Para as mulheres que sonham em ter filhos e são portadoras da SOP, o ideal é que façam a fertilização assistida com todo o acompanhamento