Algumas dúvidas sobre o tema infertilidade masculina, são: quando homem deve guardar o sêmen para o futuro e, os casos em que é indicado optar pelo sêmen de doador. Esclareça suas dúvidas:
Quando guardar o sêmen para o futuro?
A quimioterapia e a radioterapia são fatores que podem causar infertilidade, por isso, homens e rapazes que já iniciaram a puberdade e passarão por tratamento de câncer, devem considerar o armazenamento de esperma antes do início do tratamento.
Os homens que planejam passar por vasectomia também devem pensar no congelamento do sêmen antes do procedimento, para evitar a necessidade de uma reversão cirúrgica no futuro.
Quando optar pelo sêmen de doador?
O sêmen de doador pode ser uma boa opção para homens azoospérmicos (que não possuem espermatozoides no ejaculado), com alterações genéticas ou que possuem baixa qualidade seminal e, por isso, não obtiveram sucesso com a FIV.
Quando o casal decide pela doação de sêmen, o bebê recebe o seu material genético da mãe e do doador – que é quem fornece o material, mas em todos os aspectos, o pai legal da criança é o parceiro.
A doação é realizada através dos bancos de sêmen, que no Brasil, deve ser anônima e sem troca financeira.
Converse com um especialista em reprodução humana para esclarecer dúvidas sobre os assuntos!
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682