A maioria das pessoas não consegue distinguir infertilidade de esterilidade e embora estas palavras sejam utilizadas como sinônimos, não são. A infertilidade é a dificuldade em engravidar e a esterilidade é a incapacidade de engravidar.
A infertilidade caracteriza-se pela ausência de gravidez após um ano de vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos, mas o casal pode engravidar com os tratamentos disponíveis, no caso dos estéreis, possuem taxa nula de gerar filhos.
A infertilidade é ligada a uma disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto. Já a esterilidade é a incapacidade de produzir gametas (homens espermatozoides e mulheres óvulos) ou zigotos, que é o resultado da fusão entre óvulos e espermatozoides.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682