Cuidado com o Zika

O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e a febre chikungunya.

iStock_64020541_wide
Foto: Reprodução

Se uma grávida é picada pelo mosquito Aedes aegypti e é infectada pelo vírus Zika, o bebê pode ser contaminado e desenvolver a Microcefalia, anomalia que afeta o crânio, que não cresce adequadamente.

Os sintomas nas pessoas picadas pelo inseto contaminado por Zika são conjuntivite, artrite, edema, febre, coceira e manchas avermelhadas pelo corpo.

Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito são os mesmo que previnem as outras doenças transmitidas por ele. É importante evitar o acúmulo de água, pois o mosquito coloca seus ovos em água parada, que esteja limpa, mas não necessariamente potável; manter fechadas tampas de caixas d’água; limpar as calhas e piscinas; lavar as vasilhas de água dos animais de estimação; colocar areia nos vasos de plantas; não deixar o lixo em valas, córregos ou riachos etc.

O repelente também é um aliado e deve ser aplicado na pele exposta, principalmente em viagens e locais com muitos mosquitos.

Ainda não existe vacina ou tratamento específico para o problema. Em caso de suspeita, procure um médico imediatamente e não se automedique. Pode ser perigoso!

Leia Mais

FIV é uma técnica de alta complexidade em reprodução humana assistida, porque o encontro do espermatozoide com o óvulo acontece dentro do laboratório.
Sabe-se que a obtenção de bons embriões depende de uma boa maturação dos óvulos, e o ambiente neste processo influencia nos resultados finais de implantação e gestação. A competência embrionária é definida pelo genoma do embrião, que não é ativado antes do estágio de clivagem, ou seja, das divisões celulares
Quando procurar o médico para saber sobre infertilidade? Como diagnosticar esse problema? Existe prevenção dessa doença? De quem é a culpa, da mulher ou do homem? Quais os exames direcionados para quem tem problema de engravidar? Essas e outras dúvidas rotineiras são respondidas com uma linguagem bem didática pela ginecologista