O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e a febre chikungunya.
Se uma grávida é picada pelo mosquito Aedes aegypti e é infectada pelo vírus Zika, o bebê pode ser contaminado e desenvolver a Microcefalia, anomalia que afeta o crânio, que não cresce adequadamente.
Os sintomas nas pessoas picadas pelo inseto contaminado por Zika são conjuntivite, artrite, edema, febre, coceira e manchas avermelhadas pelo corpo.
Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito são os mesmo que previnem as outras doenças transmitidas por ele. É importante evitar o acúmulo de água, pois o mosquito coloca seus ovos em água parada, que esteja limpa, mas não necessariamente potável; manter fechadas tampas de caixas d’água; limpar as calhas e piscinas; lavar as vasilhas de água dos animais de estimação; colocar areia nos vasos de plantas; não deixar o lixo em valas, córregos ou riachos etc.
O repelente também é um aliado e deve ser aplicado na pele exposta, principalmente em viagens e locais com muitos mosquitos.
Ainda não existe vacina ou tratamento específico para o problema. Em caso de suspeita, procure um médico imediatamente e não se automedique. Pode ser perigoso!
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682