Como funciona congelamento de óvulos?

congelamento-ovulos-dr-carla-iaconelli

O congelamento de óvulos pode ser indicado para alguns casos como de mulheres com histórico de problemas de menopausa precoce na família, com mais de 35 anos que deseja manter a fertilidade ou mulheres que passaram por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

De acordo com a Doutora Carla Iaconelli, especialista em reprodução humana, existem dois métodos de congelamentos que são mais utilizados, o congelamento lento ou a vitrificação, o primeiro processo diminui aos poucos a temperatura do óvulo depois de incluir uma substância que impede o surgimento de cristais de gelo, esse procedimento é importante, poisos cristais podem romper os óvulos. Na vitrificação o congelamento acontece de forma rápida, o óvulo é congelado de forma abrupta evitando que sejam formados cristais, de acordo com a especialista.

Não existe uma idade específica para que a mulher faça o congelamento, porém se acontecer depois dos 40 anos o óvulo será mais velho e pode não se tornar um embrião.

Os óvulos podem ficar congelados sem ter um tempo limite, explica Carla Iaconelli, podendo ser utilizados anos mais tarde. Depois que congelado o óvulo não envelhece e mantém suas características. Não existe diferença entre óvulos “frescos” e congelados, ambos têm chances de serem fecundados.

Leia Mais

Estudos apontam que cerca de dois terços das mulheres que menstruam sofrem com a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Portanto ela é mais comum do que se imagina.   Se sentir inchada, mal-humorada e sem paciência são alguns dos sintomas que costumam aparecer todos os meses para as mulheres que sofrem com
A SOP é uma alteração hormonal que afeta 5-10% das mulheres.
A Fertilização In Vitro (FIV) é, sem dúvida, um dos procedimentos mais procurados para as mulheres que tentam engravidar. No entanto, a taxa de gravidez, apesar de serem altas, não são 100% e as vezes o tratamento deve ser repetido. MAS, AFINAL, QUANDO REALIZAR UMA NOVA TENTATIVA DE FIV? Os