Câncer de Mama…

Outubro é o mês mais rosa!

cancer-de-mama-carlaiaconelli

O movimento outubro rosa começou nos Estados Unidos nos anos 90 com ações isoladas de alguns estados, quando neste mês era realizada a campanha para realização anual de mamografias e conscientização da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o tumor maligno que mais leva mulheres à morte.

A onda rosa se alastrou e hoje quase o mundo todo participa da campanha promovendo as mais diversas ações para disseminar informações sobre a doença. Neste mês o rosa está presente nas iluminações das fachadas dos edifícios e tem como símbolo um laço rosa.

O câncer de mama é mais comum em mulheres, acima dos 35 anos, mas, também pode se desenvolver em mulheres abaixo dessa faixa etária e até em homens.

Em sua fase inicial, o nódulo apresenta um tamanho menor que 1 centímetro. Por ser muito pequeno não é possível detectá-lo através do autoexame, porém, pode ser visualizado em mamografias.

Quando diagnosticado e tratado no início, as chances de cura são de até 95%, por isso é tão importante fazer a prevenção.

Vale a pena lembrar que nem todo tumor de mama é maligno. A maioria dos nódulos e caroços detectados nas mamas são benignos, mas isso deve ser confirmado através de avaliação médica e exames complementares.

O que procurar?

  • Caroços (nódulos).
  • Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
  • Secreções mamilares existentes.

Orientações

  • O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
  • O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
  • O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante:

  • O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

No site do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer há um passo a passo de como fazer o autoexame corretamente, você pode acessa-lo clicando aqui

Em outubro, vai de rosa!

Leia Mais

A vagina é uma região do corpo sujeita a diversas infecções, mas é possível preveni-las com algumas práticas, como ter bons hábitos, uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, além da meditação que é útil para evitar muitos problemas. Evite consumir comida apimentada ou condimentada demais, produtos enlatados ou industrializados, com
A Vitamina D é conhecida por sua função de manter os níveis adequados de cálcio e fósforo, promovendo assim adequada mineralização óssea. Evidências sugerem que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de câncer, doenças autoimunes, diabetes e até doenças cardiovasculares, provando a importância de manter níveis adequados
Neste mês tão singular para todas nós mulheres e de um ano de tantas mudanças comportamentais (home office, aulas online…) e de prevenção contra o Covid-19, eu fiz questão de escrever um livreto online, que tem como meta chamar a atenção dos leitores para o quão amplo e complexo é