Antidepressivos durante a Gravidez aumentam o risco de Autismo no bebê

Segundo um estudo canadense publicado no Journal of the American Medical Association – Pediatrics, o uso de antidepressivos durante a gravidez pode aumentar o risco de autismo no bebê. Os pesquisadores acompanharam 145.456 crianças, desde a gestação até os 6 anos de idade na província de Quebec. As conclusões da pesquisa são importantes, já que cerca de 6% a 10% das gestantes recebem a prescrição de antidepressivos.

por-que-tomar-iodo-durante-a-gravidez
Foto: Reprodução

O uso de alguns tipos de antidepressivos, entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, podem quase que dobrar o risco de autismo.

Sabe-se que as chances de uma gravidez gerar um bebê autista é de cerca de 1%, ou seja, mesmo com o aumento de 87% com o uso de antidepressivos pela mãe, essa chance continua pequena, de 1,87%. Outro ponto a ser considerado é que genes da depressão estão relacionados ao autismo, dessa forma, não é possível concluir se o aumento é pelo antidepressivo ou pela herança de fatores genéticos relacionados à depressão.

O fator mais importante para desenvolver autismo continua sendo a genética, além de algumas hipóteses relacionadas a fatores ambientais e à exposição a diversas substâncias. O risco genético vai de 1% no primeiro filho para 10 a 20% no segundo filho e, em até 90% no caso de gêmeos. Mas existem exames genéticos em laboratórios para analisar casos de suspeitas do transtorno.

Leia Mais

Tire suas dúvidas no nosso banco de 'Perguntas & Respostas'.
  Quando procurar o médico para saber sobre infertilidade? Como diagnosticar esse problema? Existe prevenção dessa doença? De quem é a culpa, da mulher ou do homem? Quais os exames direcionados para quem tem problema de engravidar? Essas e outras dúvidas rotineiras são respondidas com uma linguagem bem didática pela
Final do ano é um momento de reflexão em todos os sentidos da vida. E nesta época muitas pessoas preparam as famosas “listinhas” de tarefas e desejos para o ano novo, com metas, por exemplo, de emagrecer, de fazer um novo curso, juntar dinheiro para aquela viagem especial, casar e