Hoje o primeiro bebê de proveta do mundo, Louise Brown, completa 39 anos. O seu nascimento foi um marco na história da medicina e da reprodução assistida, rendendo o prêmio Nobel de medicina em 2010 aos cientistas Edwards e Steptoe – desenvolvedores da técnica de fertilização in vitro (FIV).
Em 1978, Louise nasceu em uma pequena cidade da Inglaterra com 2,608 kg, após seus pais tentarem engravidar por 9 anos sem sucesso. O bebê chegou ao mundo perfeito, trazendo esperança para diversas famílias que sonhavam em crescer e até então não tinham essa possibilidade.
Após 4 anos do nascimento de Louise, os pais do primeiro bebê de proveta do mundo, recorreram novamente a FIV e obtiveram sucesso, dando vida a mais uma menina. Nicole foi a primeira nascida por técnicas de reprodução assistida a se tornar mãe em 1999, ao dar à luz uma menina. Louise também é mãe de dois meninos e as duas conceberam seus filhos de forma natural.
Desde então, as técnicas de FIV evoluíram absurdamente e atualmente mais de 6 milhões de crianças nasceram com a ajuda da fertilização in vitro em todo o mundo.
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682