Alimentos para Fertilidade

A alimentação é um fator que merece atenção quando se pensa em engravidar, principalmente porque algumas mulheres possuem desequilíbrio ovulatório e uma dieta rica pode auxiliar na fertilidade.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Alimentos como a laranja, limão, acerola, abacaxi, mamão, goiaba e pimentão são ricos em vitamina C, que mantém a imunidade equilibrada por ser antioxidante. Além disso, a vitamina C fortalece o aparelho reprodutivo contra doenças que podem causar infertilidade e normaliza a ovulação.

Já a ausência de vitamina E no organismo é uma das maiores causas de infertilidade, além de ser responsável por proteger o DNA e melhorar a qualidade do útero e do endométrio aumentando a vascularização da região. Alimentos como o espinafre, couve, alface e alguns óleos vegetais são boas fontes dessa vitamina. Portanto, é indicado apostar em saladas verdes.

Alimentos como o alho, arroz integral, ovos e o atum são ricos em selênio. Já a carne bovina, nozes e a aveia são boas fontes de zinco. Esses alimentos regulam a produção hormonal, pois a quantidade de hormônios sexuais produzidas pelos ovários, tecido periférico e glândulas suprarrenais tem relação com o ciclo hormonal feminino. Os nutrientes regulam a quantidade de hormônios facilitando para que a fecundação ocorra.

Mulheres com anorexia nervosa ou com peso muito abaixo da média possuem uma quantidade baixa de hormônios, prejudicando a ovulação devido ao desequilíbrio causado pela subnutrição.

Alimentos com gordura trans prejudicam a fertilidade feminina. Podem levar à obesidade e causar doenças metabólicas como o diabetes e hipertensão que aumentam o risco de abortamento.

O ideal é consumir alimentos com gordura boa, que fazem bem aos hormônios ligados à gravidez. Os óleos de canola e soja possuem gorduras poli-insaturadas que protegem o aparelho reprodutor feminino. E alimentos ricos em ômega 3, como peixes (bacalhau e sardinha), nozes e linhaça são fontes de gordura insaturada.

Ressaltando que esses alimentos são um auxílio para que o organismo se mantenha saudável e não existe alimento ideal para aumentar a fertilidade, mas estando saudável e com um bom funcionamento, o corpo fica mais sujeito à fecundação.

Para esclarecer melhor suas dúvidas ou investigar a infertilidade procure um especialista em reprodução humana!

Leia Mais

Dia 19 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Câncer de Mama, data que relembra a importância de prevenir e tratar a patologia.  Infelizmente, uma das sequelas do câncer é a infertilidade. Pacientes de tratamentos quimioterápicos e de medicamentos bloqueadores tendem a ter o ovário envelhecido em até 10
Os principais fatores de risco para a fertilidade, segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva são: Idade: um dos principais fatores de risco para a fertilidade é deixar para engravidar tarde, a melhor idade para isso é até os 35 anos. Mulheres acima de 30 anos devem fazer um acompanhamento
Quando o paciente apresenta espermatozoides no ejaculado, a amostra utilizada nas técnicas de reprodução assistida é coletada através de masturbação em ambiente adequado, e a seguir, o sêmen é processado no laboratório e avaliado.