A alimentação é um fator que merece atenção quando se pensa em engravidar, principalmente porque algumas mulheres possuem desequilíbrio ovulatório e uma dieta rica pode auxiliar na fertilidade.
Alimentos como a laranja, limão, acerola, abacaxi, mamão, goiaba e pimentão são ricos em vitamina C, que mantém a imunidade equilibrada por ser antioxidante. Além disso, a vitamina C fortalece o aparelho reprodutivo contra doenças que podem causar infertilidade e normaliza a ovulação.
Já a ausência de vitamina E no organismo é uma das maiores causas de infertilidade, além de ser responsável por proteger o DNA e melhorar a qualidade do útero e do endométrio aumentando a vascularização da região. Alimentos como o espinafre, couve, alface e alguns óleos vegetais são boas fontes dessa vitamina. Portanto, é indicado apostar em saladas verdes.
Alimentos como o alho, arroz integral, ovos e o atum são ricos em selênio. Já a carne bovina, nozes e a aveia são boas fontes de zinco. Esses alimentos regulam a produção hormonal, pois a quantidade de hormônios sexuais produzidas pelos ovários, tecido periférico e glândulas suprarrenais tem relação com o ciclo hormonal feminino. Os nutrientes regulam a quantidade de hormônios facilitando para que a fecundação ocorra.
Mulheres com anorexia nervosa ou com peso muito abaixo da média possuem uma quantidade baixa de hormônios, prejudicando a ovulação devido ao desequilíbrio causado pela subnutrição.
Alimentos com gordura trans prejudicam a fertilidade feminina. Podem levar à obesidade e causar doenças metabólicas como o diabetes e hipertensão que aumentam o risco de abortamento.
O ideal é consumir alimentos com gordura boa, que fazem bem aos hormônios ligados à gravidez. Os óleos de canola e soja possuem gorduras poli-insaturadas que protegem o aparelho reprodutor feminino. E alimentos ricos em ômega 3, como peixes (bacalhau e sardinha), nozes e linhaça são fontes de gordura insaturada.
Ressaltando que esses alimentos são um auxílio para que o organismo se mantenha saudável e não existe alimento ideal para aumentar a fertilidade, mas estando saudável e com um bom funcionamento, o corpo fica mais sujeito à fecundação.
Para esclarecer melhor suas dúvidas ou investigar a infertilidade procure um especialista em reprodução humana!
2023 © Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela Dra. Carla Iaconelli e as informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para a realização do autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). Todas as imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor técnico: Dra. Carla Iaconelli • CRM-SP 124292 • RQE 51682