Álcool na Gestação: esclareça suas dúvidas

O álcool pode afetar a gravidez de diversas formas, e muitas gestantes têm dúvidas relacionadas ao assunto. Por isso, respondi às dúvidas mais frequentes sobre o uso de álcool na gestação. Confiram:

bebidas-na-gravidez
Foto: Reprodução

A partir do momento em que a mulher descobre que está grávida, ela precisa parar de ingerir álcool imediatamente?

Sim. A partir de quando a mulher descobre estar gestante, deve parar imediatamente de ingerir bebidas alcoólicas, cigarro e drogas ilícitas. Deve rever os medicamentos em uso para adequar à gestação. O mais indicado é parar, ou reduzir a uma dose ao dia o uso de bebidas alcoólicas se estiver tentando engravidar, e parar totalmente o uso após a ovulação.

Há uma quantidade permitida para consumo do álcool durante a gravidez?

Não há estudo que comprove qual é a quantidade segura de álcool permitida na gestação sem causar danos, uma vez que cada mulher tem um metabolismo, peso, história nutricional e genética diferente. O mais prudente é orientar a gestante a não fazer uso de qualquer tipo de bebida alcoólica.

Quais os riscos de ingerir álcool durante a gestação para o bebê?

A ingestão de álcool na gestação pode afetar múltiplos órgãos e o desenvolvimento neurológico, causando a síndrome alcoólica fetal. Embora alguns estudos tenham falhado em demonstrar risco de prematuridade com uso baixo e moderado de bebidas alcoólicas, muitos estudos demonstraram risco aumentado em até 3 vezes, principalmente com uso pesado (muitas doses em um só dia). Há também risco aumentado de baixo peso ao nascimento, aborto e alterações comportamentais.

A extensão do dano causado pelo álcool no feto está relacionada com a duração e quantidade da ingestão de álcool?

Sim! Parece que quanto mais pesado o uso, piores as consequências.

Há riscos também para a mãe?

Os efeitos nocivos do álcool são bem conhecidos e podem prejudicar também as gestantes, com consequências graves durante o ciclo gravídico, causando desnutrição, alterações comportamentais, anemia, cirrose, alterações da coagulação sanguínea, anemia, entre outros.

Durante a amamentação o álcool também deve ser evitado?

O álcool também deve ser evitado durante a amamentação. A lactante pode beber moderadamente, tomando algumas precauções como tirar e armazenar leite antes de beber.

Algumas mulheres consomem cerveja escura, pois acreditam que incentiva a produção do leite materno. Isso realmente acontece ou é mito? 

Isso é um mito!

Leia Mais

Se você está pensando em iniciar o processo da FIV, sabia que o procedimento possui 5 etapas básicas. Mas, diversas outras etapas são necessárias, além das técnicas e procedimentos que podem ser indicados durante a FIV, como teste genético pré-implantacional (PGT) e teste de receptividade endometrial (ERA), dependendo com cada
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como infertilidade a ausência de gravidez após 12 meses de tentativas com relação sexual sem contraceptivo. Estima-se que o problema atinge cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva. A boa notícia é que temos muitos tratamentos seguros e eficazes na medicina reprodutiva.
A Endometriose afeta cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil e 200 milhões no mundo todo, de acordo com  a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia,  sendo caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, em outras partes do corpo. “Hábitos saudáveis como alimentação