Fertilidade X Idade

carla-iaconelli-idadexfertilidade

O número de oocitos dos ovários diminui progressivamente através de um processo chamado de atresia.

O número máximo de oocitos que uma mulher possui durante sua vida é entre 6 e 7 milhões, apenas na vida intra-uterina, nos fetos femininos com 20 semanas.

O número de oocitos vai reduzindo progressivamente para 1-2 milhões no nascimento, na puberdade são 300.000 a 500.000, aos 37 anos são 25.000 e 1.000  aos 51 anos que é a idade média de menopausa nos Estados Unidos.

A fecundidade começa a diminuir gradativamente aos 32 anos, e acelera sua queda aos 37 anos refletindo uma queda da qualidade dos óvulos em associação ao aumento de FSH e redução do AMH e inibina B.

Acreditava-se que com o avançar da idade a frequência de relações sexuais também reduziria, e poderia ser estabelecida uma relação de causa e consequência. Mas hoje se sabe que esta não é uma verdade e que isto não explica o fenômeno.

A idade isoladamente pode afetar a fertilidade, um estudo francês avaliou a taxa de gravidez de mulheres saudáveis que fizeram inseminação com sêmen de doadores porque os maridos tinham azoospermia. O estudo constatou que a taxa de gestação caiu progressivamente de acordo o aumento da idade das mulheres.

A taxa de gestação de mulheres com menos de 31 anos foi de 74%, das pacientes entre 31 e 35 anos foi de 62% e entre as pacientes com mais de 35 anos foi de 54%.

O conteúdo deste site é meramente informativo e não substitui em hipótese alguma a consulta médica presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *