Cirurgias

carla-iaconelli-cirurgia

Cirurgias Ginecológica Minimamente Invasivas

Histeroscopia

Realizada através de aparelho endoscópico, é a inspeção médica da parte interna do útero (cavidade uterina) e serve como método de avaliação para intervenção cirúrgica.

A Histeroscopia é indicada no diagnóstico de patologias no interior útero como: infertilidade, abortamento habitual, sangramento uterino anormal, pólipos, miomas, alteração de volume no endométrio, câncer do endométrio, entre outras.

Indicações da Histeroscopia Cirúrgica

Após a constatação de patologia que tenha necessidade cirúrgica, será solicitada a internação da paciente para realização da Histeroscopia Cirúrgica, cujo tratamento também poderá ser feito pela via endoscópica. A Vídeo Histeroscopia operatória permite que a cirurgia seja feita através do colo do útero, sem necessidade alguma de incisões ou cortes, em ambiente hospitalar, com internação de, no máximo, 24 horas.

Indicada principalmente para retirada de miomas, pólipos e cicatrizes (sinéquias) ou de septos (alteração congênita), ablação do endométrio (alternativa à histerectomia) para diminuição de hemorragias, biópsia dirigida, cateterização e tubária.

Videolaparoscopia Pélvica

É o procedimento cirúrgico onde se pode observar a cavidade abdomino-pélvica através da introdução de uma ótica pela parede abdominal após insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico. A incisão é realizada no umbigo e mede em torno de 10 mm. Podem ser feitas outras incisões auxiliares com a mesma medida  ou menores em outros locais do abdome (Geralmente mais 2 ou 3).

Diagnóstica ou cirúrgica, a laparoscopia é um importante instrumento na investigação e tratamento de doenças causadoras de infertilidade e dor pélvica crônica, diagnóstico e tratamento de endometriose, cistos de ovário (ex: endometriomas, cistos dermóides, tumores), aderências pélvicas, doença inflamatória pélvica, miomas uterinos, malformações uterinas e gestação ectópica.

O conteúdo deste site é meramente informativo e não substitui em hipótese alguma a consulta médica presencial.